Porque se fazer, uma construção, sustentável?



As construções são a extensão do ser humano, elas são a base de suas realizações e manifestações, abrigam desejos e vontades, marcam acontecimentos e encontros, revelam características únicas e próprias. Assim como a humanidade, as edificações vêm sofrendo evoluções e alterações, distanciando-se da natureza como o ser humano, chegando-se ao ponto de existirem “edifícios doentes”, responsáveis por causar alterações na saúde de seus habitantes e usuários. Atualmente a construção civil está entre as atividades humanas que mais causam impactos ambientais no mundo (Ambiente.hsw). Segundo dados da ANAB, cerca de 50% dos recursos extraídos da natureza são destinados ao setor; e especificamente no caso do Brasil, é responsável pelo consumo de cerca de 40% dos recursos naturais e da energia produzida, 34% da água, 55% de madeira não certificada, além de responder pela produção de 67% da massa total de resíduos sólidos urbanos. Considerando a importância das edificações na história do homem, a relevância dos impactos causados pela construção civil e ainda que todos os processos globais estão de alguma forma interligados, a Ambiência propõe que as construções sustentáveis sejam utilizadas como ferramenta para a melhoria da consciência ambiental da população e, conseqüentemente, contribuinte à sua reaproximação da natureza.

Inúmeros são os benefícios trazidos pelas construções sustentáveis, desde a contribuição ao meio ambiente aos diversos benefícios diretos aos seus moradores e usuários. Primeiramente pode-se citar o benefício econômico, visto que segundo a ANAB a cada US$ 1,00 investido na construção de edifícios sustentáveis, em 20 anos, US$ 15,00 são retornados, sendo deste total, 74% economizados em saúde e produtividade dos ocupantes, 14% na operação e manutenção e 11% no consumo energético e hidráulico. Além disso, pode-se mencionar a melhoria na qualidade de vida, saúde e produção dos moradores e usuários. Segundo dados apresentados pela ANAB, os ocupantes de escritórios em edifícios verdes são de 2 a 16% mais produtivos; as vendas em locais com iluminação natural são até 40% maiores do que nos locais fechados (California Board for Energy Efficiency Third Party Program); e ainda, estudantes de escolas que dão prioridade à iluminação natural são em média 20% mais rápidos em provas de matemáticas e 26% em testes de leitura (According to a Heschong Mahone Group study, “Day lighting in Schools,” conducted on behalf of the CA Board for Energy Efficiency).





Por: Cristina Labre
Fonte: http://www.ambiencia.org/site/construcoes-sustentaveis/o-que-sao-construcoes-sustentaveis/

Contribuição Sustentável.



 Sabemos que o uso racional de água e energia são vitais para que possamos contribuir para um mundo mais sustentável.
Segundo o secretário municipal do verde e do meio ambiente de São Paulo. Eduardo Jorge " o inventário de São Paulo Mostra que, a cidade produz 15 milhões de tonelada de GEE (Gases de Efeito Estufa). desse total 25% são emetidos pela manipulação do lixo e 75% vem de forma como utilizamos energia''.
Por isso começaremos a ter uma atitude mais mais conscientes e começar usar a energia de maneira corretas. 

Algumas dicas fundamentais, são:

.Ao terminar de utilizar os aparelhos domésticos desconecte-os da tomadas
.Apague as luzes quando sair de determinados ambientes.
.Use lâmpadas florescentes.
.Confira se o novo eletrodoméstico possui o selo do procel
 (ar condicionados e outros)
. Desligue o estabilizador e não apenas o computador da tomada.
.Feche o chuveiro quando ensaboar-se ou lavar os cabelos.
. Deixe todo desligados por uma hora.

Por: Cristina Labre

Sente que sua vida esta estagnada, vivendo por viver, sem motivação, perspectividade de futuro e você esta insatisfeito...

Publicado por Por Uma Vida Com Mais Propósito em Segunda, 11 de janeiro de 2016